Charles Edouard Jeanneret, conhecido como Le Corbusier, nasceu em 6 de outubro de 1887 em Chaux-de-Fonds, Suíça. Aos 13 anos entrou para a escola de arte. Aos 15 anos, recebeu um prêmio da Escola de Artes Decorativas de Turim pelo desenho de um relógio.

Em 1906 realizou seu primeiro projeto: a casa de um fabricante de relógios. Em 1907 viajou pela Europa com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos e no ano seguinte passou a trabalhar no escritório de Auguste Perret, pioneiro do concreto-armado, onde recebeu importante influência em sua formação profissional. Posteriormente fundou o Atelier das Artes Reunidas. 

primeira casa projetada – Villa Falet – 1906-1907

 Em 1910 viajou à Alemanha, onde trabalhou como desenhista no estúdio de Behrens, outro pioneiro da construção moderna. O mais importante arquiteto alemão da época. Foi nesse mesmo escritório que Le Corbusier conheceu Gropius e Mies van der Rohe, ambos empregados por Behrens.

Alguns de seus Importantes projetos:

Vila Savoye – França
Convento Sainte-Marie de La Tourette – França
Chapelle Notre-Dame-du-Haut – França
Edifício L’Unité d’Habitation ou Cité Radieuse – França
Museu nacional de arte ocidental – Japão

Além de arquiteto e urbanista Le Corbusier era também pintor e escultor. Sua pintura esteve intrinsecamente ligada ao seu ideal de arquitetura: com a utilização de formas e estruturas claras, o que ficou conhecido como international style.

Foi ele também Design de uma importante peça do mobiliário mundial que até hoje é desejo de consumo. Um ícone de Luxo !

As poltronas LC2 e LC3, duas de suas maiores criações, foram desenhadas em 1928 e apresentadas no Salon d’Automne em Paris no ano de 1929. A poltronas tornaram-se ícones do design de mobiliário e revolucionaram o conceito de um simples “equipamento doméstico”.

Também outro clássico do mobiliário mundial é a chaise long LC4.


Le corbusier faleceu em 27 de agosto de 1965 na França.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *