A escada é uma importante parte do projeto, podendo facilitar ou atrapalhar todo layout de uma decoração. Elas devem ser funcionais, adequar nas medidas e fazer seu papel de subir e descer com segurança.

Algumas escadas são o ponto alto da arquitetura, sendo o destaque de todo ambiente. Veja algumas modelos abaixo:

Em ambientes menores o tamanho e proporção da escada tem que ser proporcional ao ambiente, porem a medida padrão do degrau tem que ser a mesma. Os modelos retos ou em L são bastantes usados em locais pequenos.

As escadas em formato de caracol também são bastante usadas em ambientes pequenos.

Escadas que tem uma inclinação maior que o padrão, deve se ter maior cuidado ao usa-la. Esse tipo é usada em projetos para ter maior aproveitamento do espaço, geralmente em casa para solteiros ou casal jovem. Em ambientes com muitos moradores, principalmente que tenha crianças ou idosos, não se deve ser usada esse tipo de escada para evitar acidentes.

Algumas escadas são verdadeiras obra de arte, e tem um destaque maior no ambiente. O acabamento com matérias nobres, iluminação especial, ou mesmo uma curvadura diferenciada, faz dessas peças uma escultura arquitetônica! Vale conferir alguns modelos:

O guarda-corpo e o corrimão também são destaque em algumas escadas.

Existem alguns modelos de escadas mais usuais, como os modelos retos, em L, em U e espiral (caracol). A escolha depende do tamanho do espaço. Mas em qualquer um dos modelos, a criatividade para desenho e acabamentos é que vai fazer a diferença final.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *