Charles Eames, nascido em 1907 em St. Louis, Missouri, estudou arquitetura na Universidade de Washington em St. Louis e projetou várias casas e igrejas em colaboração com vários parceiros. Seu trabalho chamou a atenção de Eliel Saarinen, que lhe ofereceu uma bolsa de estudos na Cranbrook Academy of Art, em Michigan, em 1938. Em 1940, ele e Eero Saarinen ganharam o primeiro prêmio na competição de design industrial das 21 repúblicas americanas.

Ray Eames nasceu como Bernice Alexandra Kaiser em Sacramento, Califórnia, em 1912. Frequentou o Bennett College em Millbrook, Nova York, e continuou seus estudos em pintura na Escola de Belas Artes Hans Hofmann até 1937.

Charles e Ray Eames se casaram em 1941 e mudaram-se para Los Angeles, onde juntos começaram a experimentar técnicas de moldagem tridimensional de compensado. O objetivo era criar cadeiras confortáveis e acessíveis. No entanto, a guerra interrompeu seu trabalho, e Charles e Ray se voltaram para o projeto e o desenvolvimento de talas de perna feitas de compensado, que foram fabricadas em grandes quantidades para a Marinha dos EUA. Em 1946, eles exibiram seus projetos de móveis experimentais no MoMA. A Herman Miller Company em Zeeland, Michigan, subsequentemente começou a produzir móveis Eames. Charles e Ray participaram da competição “Mobiliário de baixo custo”, de 1948, no MoMA, e construíram a Eames House em 1949 como sua residência particular. Além de seu trabalho em design de móveis e arquitetura, eles também regularmente voltaram suas mãos para design gráfico, fotografia, cinema e design de exposições.

LA CHAISE – 1948

EAMES  LOUNGE CHAIR & OTTOMAN – 1956
CADEIRA ESTEIRINHA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *