Arquitetos e Designers

Sergio Rodrigues

Sergio Rodrigues nasceu na cidade do rio de Janeiro em 1927, foi um grande arquiteto e designer brasileiro.
Teve o auge da sua carreira nos anos 50 e 60. Trabalhou com design de móveis de acordo com o modernismo no Brasil. Trazendo a identidade brasileira para seus projetos tanto nos desenhos, quanto nos materiais tradicionais como: couro, palhinha e madeira – exaltando a cultura brasileira e indígena.

Precursor do design brasileiro, fez história. Revolucionou a estética no País nos anos 1960, com seu estilo original de formas torneadas e generosas, Desenhou vários moveis para inauguração de Brasilia a pedido de seus contemporâneos Lucio Costa e Oscar Niemeyer.

Salão Nobre do Palácio do Planalto com poltronas Vronka, de Sérgio Rodrigues.
Seu trabalho mais famoso: Poltrona Mole -1957

A poltrona mole de 1957, feita em couro e madeira com inovações de encaixe e estofado que inspiram produtos até hoje.
Em 1974, sua ‘Poltrona Mole’, passou a integrar a coleção do Museu de Arte Moderna de Nova York. Em 2006, ele recebeu o primeiro lugar na categoria mobiliário do ‘Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira’, em São Paulo.

Poltrona Diz
Poltrona Chifruda
Banco Mocho

“Eu costumo dizer que sou cliente de mim mesmo. Crio como se estivesse fazendo móveis para colocar na minha casa. Não sigo tendências. Faço o que quero o que tenho vontade. Mas imprimo um significado em tudo, uma poesia” Sergio Rodrigues.

Sergio rodrigues faleceu aos 86 anos em 2014.

Veja Mais

Área Externa, Decoração

Ambientes de casas de Campo

O melhor das casas de campo é o prazer de estar junto da natureza. Poder fugir do stress da cidade grande e repousar ao som dos pássaros, respirar ar puro, tomar banho de rio, ir até uma cachoeira, comer frutas direto do pé… Hum, isso faz tudo valer a pena! Ao final da estadia saímos revigorados!

Para isso o ambiente tem que ser a altura de toda a beleza que esta a volta. Casas de campo é muito gostoso de se decorar. Elas podem ser amplas ou pequenas, mas o despojamento na decoração é o mais interessante!

A madeira é um elemento fundamental em casas desse tipo. A madeira aquece o ambiente e traz aconchego.

Grandes aberturas de vidro fazem com que a natureza esteja presente quase que dentro de casa. Ampliam o ambiente, traz luz natural e claridade.

Muitos tecidos pesados, tapetes de todos os tipos, almofadas variadas, peças em couro, mobiliário robusto, madeira, muita madeira…Isso tudo é a cara de casas nas serra!


Já na área dos banheiros e cozinha quanto mais simples os acabamentos mais charmoso fica o ambiente!

O uso de pedras naturais, cimento queimado, concreto e pintura com cal dão um charme por conta da simplicidade!

E as varandas para se apreciar o nascer ou por do sol, jogar cartas por noites seguidas ou simplesmente tomar um vinho…

Espaços ao ar livre vai bem em qualquer casa, desde pequenas ou grandes. Estar próximo a natureza é o melhor!!!

Veja Mais

Sem categoria

Le Corbusier

O lar deve ser o tesouro da vida

Veja Mais

Decoração, Sem categoria

Vasos de Murano

O Murano são peças de vidro feitas a partir de sopro na hora da fabricação. O vidro de Murano é matéria-prima para diversos objetos decorativos, como vasos, cinzeiros, centros de mesa, abajur entre outros.

Por existir em diferentes cores, o material é versátil e pode ser usado em qualquer ambiente. Mesmo sendo uma peça clássica e elegante, ela se encaixa em qualquer estilo de decoração.

Essa técnica começou a ser utilizada em Veneza por volta de 1.290. Reza a lenda que um alerta de incêndio geral na região fez os artesãos se mudarem para a Ilha de Murano, na região dos lagos venezianos. Mas a versão defendida pelos historiadores é que o governo resolveu criar uma lei: todas as fábricas de vidro da cidade iriam para a ilha de Murano. Seria o único jeito de guardar um segredo fundamental para sua economia. Aos poucos, dizem relatos históricos, os artesãos foram proibidos de deixar a ilha

A história do vidro Murano no Brasil começa, de certa forma, ao sul da Itália, na ilha de Murano. Ali cresceu Aldo Bonora, um dos grandes nomes na fabricação desse tipo de vidro e responsável por disseminar a técnica artesanal por diversas regiões do mundo. No Brasil, dois garotos de Minas Gerais tiveram contato com Bonora e herdaram o conhecimento milenar que envolve desde o manuseio de instrumentos à sensibilidade para a concepção de peças únicas. Em 1962 a Cristais São Marcos foi fundada em Poços de Caldas, tendo à frente Antônio Carlos e Paulo Molinari, legítimos mestres-vidreiros que hoje exportam para mais de 40 países e já conquistaram até mesmo a terra natal do cristal tipo Murano.

Até hoje os vasos de Murano são considerados um dos objetos mais sofisticados da decoração. Tem peças multicoloridas, ambar, verde turquesa, avermelhados, pretos, leitosos, transparentes ou com aparência de mosaico…é uma infinidade de peças. O importante é dizer que são peças únicas e que o ideal na decoração é dar destaque a peça.

Para quem não quer ter uma única peça em destaque , pode se usar varias menores ou uma coleção.

Vale lembrar que as peças de Muranos legítimos possuem um selo que comprova sua autenticidade.

Veja Mais

Arquitetura, Decoração, Para conhecer

Bar do Cofre – SP

Para os que assim como eu escolhe o Bar ou restaurante pela decoração e arquitetura. Um ótima oportunidade é conhecer o novíssimo “Bar do Cofre” no farol Santander em Sampa.

O Bar do cofre – Sub Astor, fica no subsolo do Edifício Altino Arantes, que é um dos prédios mais conhecidos da cidade, hoje o espaço leva o nome de Farol Santander. O Bar funciona no mesmo local onde antigamente funcionava o cofre do banco do estado de São Paulo (Banespa).

O espaço manteve as características originais do banco.
Duas portas redondas de aço e concreto chamam atenção, pesando 16 toneladas cada uma, elas dividem a casa em três ambientes . Tudo original da época do cofre.

Nesse espaço a cima tem mais de 2.000 (duas mil) caixas onde os clientes guardavam joias, documentos e barras de ouro.

Todos os ambientes possuem cofres. Esse na foto a cima fica numa sala especial para grandes grupos, com sofá gigantesco e pequenas mesinhas.

O Bar do Cofre é administrado pelo Sub Astor, um já conhecido bar da Vila Madalena.

Subsolo do farol Santander – R. João Brícola, 24 – Centro, São Paulo

Veja Mais

Arquitetura, Decoração, Estilo de decoração, Sala de Estar

Portas – A entrada perfeita

A porta de entrada de uma residencia diz muito sobre o estilo da decoração. Ela pode ser de madeira, ferro, fibra, laqueada, alumino ou qualquer outro material, mas o mais importante é ela ter ligação com a arquitetura e a decoração do interior.

A porta é a passagem da área externa para interna de uma residencia, é o cartão de boas vindas da casa . Então vamos caprichar nesse elemento importante do projeto!

Há matérias e acabamentos variados. Uma infinidade de cores também para ousar na porta de entrada.

As portas mais modernas estão ficando cada vez maiores. Nesse caso quanto mais alto o pé-direito mais podemos ousar no tamanho da porta.

Portas de madeira ainda continuam sendo as mais cobiçadas. Com detalhes ou frisos são ainda mais lindas! Pura sofisticação a qualquer entrada!

Portas de vidro é uma clássica escolha. Muito usada com a intenção de passar claridade dando amplitude ao ambiente.


O vidro também pode ser combinado com a madeira, Fica um charme!

Mesmo em portas de modelo padrão (tradicionais). Podemos através das cores, puxadores ou um alizar de proporções maiores dar um destaque a uma entrada.

Algumas portas dizem muito do país e cultura local, os desenhos e cores e formatos são uma obra de arte! …mas esse tema vamos deixar para uma próximo assunto.

Veja Mais

Decoração, Quarto

Quarto de casal – Pequeno porem bem aproveitado

Nas construções modernas cada vez mais os ambientes são menores, e isso também acontece nos quartos. Com metragens enxutas é necessário aproveitar cada cantinho. O lema é não desperdiçar nada!!!

Em quartos de 10 a 12 m/2 geralmente temos uma parede menor onde é colocada a cama e sobra de 40 a 50 cm em cada lateral para um pequeno criado mudo. O espaço para o guarda-roupa é na frente da cama ou numa das laterais. Não dá para fugir muito do layout, por isso mesmo temos que saber aproveitar com cores, espelhos , tecidos que favoreçam, armários aéreos, prateleiras e nichos.

O Espelho é um grande curinga, ele pode ser colocado na parte superior da cabeceira, nas laterais ou nas portas dos armários. No caso dos armários ele dá uma amplitude ao ambiente , reflete a luz das janelas e serve para ajudar na troca de roupa, por pegar toda altura da porta.

Outra ótima solução são as prateleiras ou nichos sob a cama. Ajudam na decoração de objetos , quadros, fotos, livros e tudo mais que couber.

Armários suspensos sob a cama também é uma opção.

Veja Mais

Sem categoria

Kathryn M. Ireland

Solene é uma palavra que deve ser totalmente evitada quando se trata de decoração

Veja Mais

Arquitetura, Desing & Art, Para conhecer

Changi – O melhor aeroporto do Mundo

O aeroporto Changi de Singapura tem uma arquitetura espetacular e é considerado o melhor aeroporto do mundo. Esse premio já por seis anos consecutivos é dele.

“Esse projeto redefine e reinventa o sentido dos aeroportos”, disse o arquiteto Moshe Safdie. “Nosso objetivo era reunir a dualidade de uma vibrante praça e um grande parque urbano lado a lado em uma experiência singular e imersiva. O elemento do shopping tradicional é combinado com a experiência da natureza, cultura, educação e recreação, buscando oferecer uma experiência edificante. Ao atrair tanto visitantes como residentes locais, buscamos criar um lugar onde as pessoas de Singapura interajam com as pessoas do mundo.”

Vamos ver o porque ele é considerado o melhor do mundo:

Para citar alguns ‘mimos’, no aeroporto de Singapura você encontra balinha no guichê de imigração, cinema gratuito 24 horas, obras de arte em todos os terminais, jardim de borboletas e até uma piscina. Tudo isso quase sem filas!

Há espaços para dormir
Enquanto esperam passageiros podem passear pelo jardim de Cactos
Estações de aguá potável (quente e fria) grátis .
Jardins temáticos
Várias áreas como essa para recarregar o celular

Muitas áreas de lazer para a criançada

Área de lazer de jogos
Piscina

Chamado de “Jewel Changi Airport”, ou apenas “Jewel” [Joia], o domo de vidro incluirá 140 mil m² de comércio, hotéis, restaurantes e áreas de entretenimento, todos conectados por jardins de diversos níveis e exuberantes trilhas de caminhada conhecidas como “Forest Valley”. O elemento central, “Rain Vortex”, será um cascata de 40 metros de altura alimentada pela água reaproveitada da chuva que cai do centro do domo.

O Domo de vidro visto por fora

Veja Mais

Arquitetura, Desing & Art, Para conhecer

Tianjin binhai – China

Quem já viu as imagens da biblioteca de Tianjin , fica impressionado com tamanha exuberância desse projeto arquitetônico. Foi concebido pelo escritório holandês MVRDV .
Está localizada no centro cultural do distrito de Binhai, em Tianjin, uma metrópole costeira, na China .
O edifício atua não apenas como um centro de educação, mas também como uma ligação cultural ao distrito de Binhai, em Tianjin.


O prédio contém um imenso auditório esférico que visto de fora, lembra a iris dos olhos.

As estantes onduladas de livros contínuas criam uma paisagem topográfica e servem também como escadas, assentos, tetos em camadas e até fazem parte de alguns elementos da fachada.


Veja Mais